"Existencializa humanamente a tua divina essência, e serás ótimo educador, por seres plenamente educado."
Paulo Araújo.

A professora


FORMAÇÃO ACADÊMICA

Tânia Cristina Soares, Pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil, habilitada para ministrar aulas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


* Artigo de Conclusão de Curso:  "As Inteligências múltiplas e sua contribuição para o Currículo, possibilitando o desenvolvimento integral da criança", com apresentação de seminário - Setembro de 2010.
* Atividades e grupos: "Programa de Desenvolvimento Familiar para Educadores - Um olhar para as questões familiares no ambiente escolar", Desenvolvimento do Projeto “Filho de Peixe, Peixinho é”.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Educação Infantil  (faixa etária - 4 e 5 anos):
* Sistema Universitário e Sistema Anglo de Ensino.

- 3º/4º e 5º ano do Ensino Fundamental
* Sistema Objetivo de Ensino,  Programa Ler e Escrever e atualmente Sistema Anglo.


MASSS... SINCERAMENTE... 

             Formação? Tenho vivido inúmeras experiências desde o dia em que pisei pela primeira vez numa sala de aula. Experiências estas que tem confirmado cada vez mais minha crença de que o professor só consegue transmitir a criança o seu saber, se antes estiver disposto a aprender com ela. 
               Quando estamos na faculdade e entramos em contato com os pensamentos dos especialistas, um leque de possibilidades educativas se abrem  em nossa mente. É como se todos os problemas que envolvem a educação fossem se resolver no dia em que "O Ser Genial" que ali está se graduando tomar pela primeira vez um seu giz e sua caderneta. Rsrsrsrs, cômico! Rs. Não que toda esta formação não seja necessária. Não, ela é fundamental. É o alicerce, a base! Massss, está longe de ser o essêncial! 
               O essêncial, começa ali, na primeira hora, no primeiro dia, e se estende, e não termina. O essêncial, é num primeiro momento o contato com a criança, e num segundo e determinante momento, é a capacidade do professor de se colocar no lugar daquela criança, ver com os olhos dela, e com este olhar,  sentir seus medos, suas dúvidas, suas frustações, suas curiosidades, sua necessidade de brincar, falar,  sorrir gargalhadamente,  e finalmente então aprender, para poder ensinar. Por isso tudo, é que não acredito que a formação do professor é concluída com diplomas e certificados, aliás ouso dizer que ela nunca se conclui, a verdadeira formação é contínua, e visto deste modo, especialista mesmo é aquele que é capaz de entrar no Universo Infantil, e participar dele, sem medo de ser feliz!

Ela poderia simplesmente ter pego a atividade do colega e terminado sozinha prá ele, mas preferiu pegar na sua mão e ensinar.... 



E para finalizar um pouco de Augusto Cury..... Gosto muito das suas reflexões!


"Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. 

O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a reflectir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes."

Augusto Cury
IN Maria, a maior educadora da História