"Existencializa humanamente a tua divina essência, e serás ótimo educador, por seres plenamente educado."
Paulo Araújo.

Pais

Antes que eles cresçam... uma excelente reflexão.
Perfeito este vídeo, vale a pena!



Sugestão para Leitura..



 Li este livro, em diferentes momentos e ocasiões da minha vida, acabou virando meu conselheiro. Ganhei de uma amiga, a Paty Garcia.  Este trecho que vou citar abaixo, me ajudou muito com meu filho, espero que da mesma forma possa ajudar mais alguém:

FALHA NA EDUCAÇÃO PÓS-MODERNA

A educação pós moderna é a era dos computadores, da internet, dos recursos multimídia. Embora ela tenha trazido vantagens visíveis, são gritantes as suas falhas.

(...) Toda vacina expõe o corpo a antígenos, que, muitas vezes é um vírus atenuado. O objetivo é que o corpo receba um choque metabólico para produzir anticorpos, para que um dia, quando a pessoa for intectada com um vírus ativo, possa combatê-lo.

Aqui há um princípio psicológico e pedagógico. Muitos pais não sabem como ajudar seus filhos a construir "anticorpos" contra as intempéries da vida. Muitos querem poupar seus filhos dos riscos sociais e existenciais, criam-nos numa bolha artificial. Uma educação completamente diferente da do menino Jesus. (...) Os computadores e a internet podem ser úteis para o desenvolvimento de algumas áreas da inteligência. Mas um computador não critica, não rejeita, não pressiona, não provoca ansiedade ou frustrações existenciais, enfim, não estimula o sistema "auto-imune" da psique. (...) É preciso ensinar aos jovens que a vida é um contrato de risco, levá-los a compreender que há um mundo lá fora diferente do espaço controlado da sala de aula, da sala de casa e do ambiente da internet.

(...) A melhor maneira de gerar filhos e alunos frágeis diante dos desafios da vida é oferecer-lhes um ambiente isento de estímulos estressantes. A ausência desses estímulos pode ser tão prejudicial para o desenvolvimento da inteligência como a presença maciça deles. Jovens educados em ambientes superprotegidos só conseguem brilhar se as situações forem previamente conhecidas.